Após orientações da Sesa, candidatos promovem aglomerações em atos de campanha

Aproximadamente 20 cidades registraram atividades eleitorais em desacordo com orientações da Secretaria de Saúde




Eleições

Foram registradas aglomerações em atos de campanha em cerca de 20 municípios cearenses. As ações ocorreram durante atividades promovidas no último fim de semana. Importante pontuar que na sexta-feira, 09, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) divulgou protocolo sanitário orientando como candidatos e eleitores deveriam se portar durante a promoção, e a participação em atividades eleitorais.

As aglomerações foram observadas nos municípios de Reriutaba, Jijoca de Jericoacoara, Massapê, Viçosa do Ceará, Coreaú, Camocim, Beberibe, Maranguape, Santana do Cariri, Quixadá, Juazeiro do Norte, Acaraú, Ibiapina, Amontada, Iguatu, Aracati, Eusébio, Baturité, Uruburetama e Milagres. Nas referidas cidades foram realizadas atividades com pessoas sem uso de máscara, sem o mínimo distanciamento social e até sem uso de capacetes por motociclistas. Em alguns casos, nem mesmo os postulantes ao posto de Prefeito estavam seguindo as orientações sanitárias.

Em nota divulgada ainda no domingo, 11, a Sesa afirmou que não foi acionada mediante denúncia de promoção de aglomerações em nenhum dos municípios citados. Afirmou, também, que os procedimentos de fiscalização vêm sendo realizados em todo o estado do Ceará, por fim, lembrou que caso as coligações não se adequem as normas sanitárias, elas podem ser autuadas e multadas.

 Os eventos estão registrados em vídeo e fotos nas redes sociais de todos os candidatos envolvidos.