Datafolha confirma liderança de Capitão Wagner (Pros) em Fortaleza

Capitão Wagner (Pros) tem 33% das intenções de voto, Luizianne Lins (PT) aparece com 24%, já José Sarto (PDT) tem 15%




Eleições

Levantamento encomendado pelo Jornal OPovo e divulgado no último sábado, 17, mostra que capitão Wagner (Pros) está relativamente isolado na liderança pela prefeitura de Fortaleza, o bolsonarista surge com 33% das intenções de voto. Já a ex-prefeita Luizianne Lins (PT) aparece me segundo lugar com 24%, enquanto José Sarto (PDT) ocupa o posto de terceiro colocado com 15%. Esta é a primeira pesquisa realizada que não indica um empate técnico entre o candidato do PDT e a petista Luzianne Lins.

os demais candidatos aparecem bastante deslocados do primeiro pelotão da disputa. Heitor Férrer (SD) tem 5% das menções, já Célio Studart (PV) e Renato Roseno(Psol) despontam com 4% cada.  Os outros nomes da corrida eleitoral não atingiram 1% das intenções de voto.

O Datafolha avaliou, ainda, o índice de rejeição dos postulantes ao Paço Municipal, a petista é a mais rejeitada, Luizianne é rechaçada por 36% dos entrevistados, Capitão Wagner (Pros) vem em seguida, ele tem 27% de rejeição, Anízio (PCdoB) surge em terceiro com 22%. Por sua vez, José Sarto (PDT) conta com nível de rejeição da ordem de 21%.

A corrida eleitoral em Fortaleza caminha para o segundo turno, aparentemente o lugar de Wagner (Pros) está assegurado. No entanto, a segunda posição está em aberto, apesar da situação atual indicar que não fazia muito sentido que o PT abrisse mão da candidatura de Luizianne, o nível de rejeição que ela apresenta pode ser um empecilho muito em breve. Já Sarto (PDT), pode ser uma proposta mais viável no segundo turno, todavia, ele está enfrentando mais dificuldades do que esperava para ultrapassar a ex-prefeita.

Depois que os resultados do levantamento Datafolha foram divulgados, o candidato do PDT internou-se espontaneamente no Hospital Unimend no dia de ontem, 18. Segundo ele próprio informou, o objetivo é garantir que a menos de um mês da votação ele possa retornar ao dia a dia da campanha, Sarto foi diagnosticado com Covid-19 no dia 05 de outubro, desde então está em isolamento.

A pesquisa ouviu 812 eleitores entre os dias 14 e 15 de outubro, e apresenta margem de erro de três pontos percentuais. O levantamento foi devidamente registrado junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE). O nível de confiança é de 95%.