Fortaleza: Segundo turno será entre José Sarto e Capitão Wagner

Sarto (PDT) somou 35,72% dos votos válidos, Capitão Wagner (Pros) atingiu 33,32%




Eleições

Após a apuração completa das urnas da capital cearense, o segundo foi inteiramente definido, porém, não houve nenhuma grande surpresa, desenhou-se o quadro esperado. Assim, José Sarto (PDT) e Capitão Wagner (Pros) irão ao segundo turno. Sarto obteve 35,72% dos votos válidos, enquanto Capitão Wagner atingiu 33, 32%. A ex-prefeita Luizianne Lins (PT) conseguiu 17,76%.

A campanha de segundo turno tem início no dia de hoje, 16, e se estende até o dia 28 de novembro, assim, a votação de segundo turno será em 29 de novembro. O quadro expresso pelas urnas atualmente é de divisão, porém, Sarto conta com um lastro de importantes de apoios, cita-se o governador Camilo, o atual prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, além de Ciro Gomes e do senador Cid Gomes. O pedetista goza, ainda, de uma baixa rejeição junto ao eleitorado, isso certamente irá lhe favorecer, e provavelmente ele saia vencedor logo mais no fim deste mês.

Capitão Wagner precisará reverter sua atual situação, o político conta com alto grau de rejeição e não terá grandes nomes em seu palanque. Apesar do presidente da República ter declaro voto em Wagner, o apoio de Bolsonaro tem significado derrota, ao invés de benefício. O postulante do Pros terá que lidar, também, com um governador incisivo e que agirá e usará todo seu capital político para eleger Sarto.

Entretanto, política é sempre um jogo aberto, e algumas movimentações ou fatos podem surpreender e virar esse jogo. Jose Sarto desponta como favorito, mas já houveram casos em que os azarões venceram os barões da política. Neste ano é preciso ficar de olho e atento a Fortaleza, o resultado parece dado, mas no campo político tudo pode mudar.