Glêdson Bezerra (Podemos) pede auditoria nos gastos com combate a Covid-19 em Juazeiro do Norte

O requerimento foi feito durante a sessão da Câmara de Vereadores realizada na tarde desta terça, 27. O pedido tinha base em gastos declarados no Portal da Transparência, porém, foi derrubado em plenário




Eleições

O candidato a prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos), pediu em requerimento feito junto a Câmara de Vereadores da cidade, que se realizasse uma auditoria pública nos recursos que o município utilizou para combater a pandemia de Covid-19.

Como é de amplo conhecimento, a união, estados e municípios mobilizaram, e vem mobilizando, recursos para assegurar a superação da pandemia de Coronavírus. Porém, em diversos locais se verificou malversação com o dinheiro público. Logo, os processos de auditoria de gastos vêm sendo constantes. Alias, devem ser constantes em todo o serviço público.

O candidato a prefeito, que atualmente é vereador, elencou alguns gastos que constam no Portal da Transparência como quitados com dinheiro exclusivo de combate a pandemia. O postulante do podemos disse que a prefeitura Juazeirense gastou mais de um milhão de reais com empresa de comunicação, além de outros cerca de três milhões com a aquisição de testes rápidos.

Entretanto, as suspeitas do requerente se deram em outros gastos, ele cita um gasto de R$ 482.000,00 com alimentação. Além de um gasto superior a R$ 800.000,00 para pagar empresa responsável pela coleta do lixo. Tal gasto chama atenção, pois a empresa responsável pela coleta do lixo produzido na cidade já recebe valores mensais superiores a três milhões de reais. Tal contexto ganha complexidade quando se nota a gravidade da pandemia e o fato de a maioria destas verbas terem rubrica especifica, quando esse fato não está posto, pesa o bom senso de emprega-los em ações que mitiguem os impactos do quadro de saúde.

O político do Podemos também afirma que a prefeitura municipal não está pagando fornecedores fundamentais para superação da crise de saúde, cita laboratórios e clinicas de saúde.

O requerimento do vereador foi derrubado em plenário. Procurada, a assessoria da Prefeitura de Juazeiro do Norte informou que todos os gastos relativos a Covid-19 são abertos e as contas são prestadas junto ao Portal da Transparência. A Prefeitura da cidade é atualmente presidida por Arnon Bezerra (PTB), o político concorre a reeleição.