Justiça Eleitoral suspende divulgação de pesquisa IBOPE em Crato

O pedido foi impetrado pelo candidato Arthur de Zé Adega (PSL). A decisão estabelece multa em caso de descumprimento. Ainda cabe recurso.




Eleições

Em decisão proferida no início da noite de ontem, 06, o juiz eleitoral José Batista de Andrade, atendeu a um pedido da coligação “Agora é a vez do povo”, composta por PSL e PTC. A coligação solicitou o impedimento da divulgação dos dados da pesquisa de intenção de votos que estava programada para hoje.

O juiz da 27° Zona Eleitoral deu provimento ao pedido e embasou o fato a partir de, segundo a decisão, existem erros materiais gráficos capazes de impor benefícios a determinado candidato, além da inclusão da identificação de apoios à candidatos de oposição. Há decisão indica, ainda, que existem falhas estatísticas na confecção da amostra a ser analisada. Diante destes fatos e em regime de urgência o juiz José Batista compreendeu como cabível a solicitação. O documento decisório também estabelece multa de R$ 100 mil em caso de devida divulgação.

A pesquisa havia sido encomendada pela Editora Verdes Mares ao IBOPE, o objetivo era ouvir 805 eleitores. O levantamento teria margem de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.