PF realiza exercício com drones em Juazeiro do Norte

O exercício teste foi realizado na sede da corporação em Juazeiro do Norte




Eleições

A Polícia Federal realizou na manhã desta terça-feira,27, na sua sede em Juazeiro do Norte, um exercício teste para avaliar e aprimorar o uso de drones durante o período eleitoral de 2020. A prática será aplicada em diversas cidades do país, inclusive em alguns lugares do Cariri cearense, neste caso a tecnologia será utilizada no Cariri metropolitano, por isso o exercício teste realizado na manhã de hoje.

O objetivo da PF é aplicar os drones para coibir a prática de crimes eleitorais, que acabam por serem cometidos de modo acentuado no dia do pleito eleitoral, que neste ano é em 15 de novembro. A Polícia Federal usará os drones para captar imagens da cidade e dos locais de votação. Assim, havendo a identificação de ilícitos, será mais prático e rápido o deslocamento de equipes, e até a otimização de unidades que estejam mais próximas do local em que o fato observado esteja ocorrendo.

A utilização de drones não é inédita, o equipamento já havia sido empregado durante as eleições gerais de 2018. Entretanto, em 2018 o número de equipamentos e a quantidade de cidades que foram abrangidas pela prática foi bem inferior ao que será observado em 2020. De acordo com a PF serão mais de 100 drones sobrevoando as principais zonas eleitorais em todo o país. Os equipamentos são remotamente pilotados.