Potengi: Psol elege Edson Veriato, primeiro prefeito do partido no estado

O psolista se elegeu com quase 60% dos votos válidos. Veriato é sindicalista e promete uma gestão pautada pelas questões de seu povo. O Psol elegeu, ainda, um terço da Câmara Municipal




Eleições

Edson Veriato começou a campanha em Potengi como um candidato que aparentava poucas chances de vitória, especialmente por estar concorrendo contra a atual prefeita da cidade, Alizandra (PT). Porém, com o caminhar da campanha o político consolidou-se como uma alternativa viável, e no último domingo, 15, se tornou o primeiro prefeito eleito pelo Psol no Ceará.

Edson Veriato disputava o executivo de Pontengi em chapa pura. Logo, seu vice, Humberto Oliveira, também é filiado ao Partido Socialismo e Liberdade (Psol). A chapa sagrou-se vencedora ao atingir 58,89% dos votos válidos, um total de 3.457, impondo uma maioria de 1.139 votos sobre a atual gestora municipal, Alizandra.

Alguns movimentos de última hora foram essenciais para consolidação do progressista, destaca-se a desaprovação popular dos atuais gestores do executivo municipal. Além do ex-prefeito, Samuel Alencar (PSD), ter abdicado da candidatura para declarar voto em Veriato. Os dois fizeram, ainda, caminhas pelas ruas de Pontengi, afim de evidenciar o apoio político.

A vitória de Veriato é extremamente significativa para o Psol, que vem ocupando um espaço político bastante relevante. Em Potengi, além de eleger prefeito e vice, elegeu um terço da Câmara de Vereadores da cidade.

Edson Veriato declarou-se como agricultor e disse não ter bens. Seus dados no Divulgacandcontas também mostram como instrução lê e escreve. Edson Veriato é um sindicalista bastante conhecido na cidade, e promete uma gestão pautada em mudanças e em contato popular. Em publicação recente em suas redes sociais, o prefeito eleito disse que quer fazer uma administração pautada nas questões de seu povo. Firmou compromisso com os seus eleitores, e afirmou que fará uma administração que ficará na história da cidade e será exemplo para o estado.  

O psolista foi eleito gastando menos da metade do que sua principal concorrente declarou ter investido na campanha.