PSDB, União Brasil, Cidadania e MDB irão anunciar candidato único para presidente

Antes da definição final de quem irá representar o grupo, o União Brasil deverá apresentar um nome para apreciação do conjunto de partidos.




Eleições

Segundo comunicado revelado na tarde desta quarta-feira, 6, quatro partidos devem unificar candidatura na disputa pela presidência da República. De acordo com o que foi relato, PSDB, União Brasil, Cidadania, e MDB, devem informar um nome de consenso no próximo dia 18 maio.

Os dados foram trazidos à público em nota assinada pelos presidentes das quatro siglas, Bruno Araújo (PSDB), Luciano Bivar (União Brasil), Roberto Freire (Cidadania) e Baleia Rossi (MDB).

As conversas entre as legendas, autodenominadas de ‘centro’. vinham sendo conduzidas desde meados de 2021, e agora aparentam ter avançado de modo significativo. O objetivo dos partidos é construir um nome capaz de fazer frente ao ex-presidente Lula (PT), que lidera as intenções de voto no momento, e o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), que aparece em segundo.

Da esq. para direita. Bruno Araújo (pres. PSDB), Luciano Bivar (Pres. União Brasil), Baleia Rossi (Pres. MDB), Roberto Freire (Pres. Cidadania). Foto: Divulgação cidadania.

O PSDB realizou prévias e tem João Doria como pré-candidato, no MDB o posto é de Simone Tebet. Por sua vez, o União o União Brasil irá apresentar um nome para apreciação das demais legendas, especula-se que Luciano Bivar deve ser o nome apresentado pelo partido, apesar dele negar.

O União Brasil filiou Sérgio Moro recentemente. No entanto, alas importantes da sigla, e lideradas pelo ex-prefeito de Salvador – BA, ACM Neto, são contrárias a postulação do ex-juiz ao Palácio do Planalto.

No PSDB é importante observar que há um largo movimento para que Eduardo Leite, ex-governador do Rio Grande do Sul, seja o nome na disputa, abrindo um racha interna com o ex-governador paulista, Doria, que chegou a afirmar que a retirada de seu nome da corrida presidencial seria um golpe.

Os partidos informaram que alguns aspectos serão considerados para definição do político que terá o posto de presidenciável do grupo. Apontaram entre eles a posição nas pesquisas, capilaridade, capacidade de construir alianças, recepção do nome, além do volume de fundo partidário disponível. Entretanto, em coletiva realizada também na tarde desta quarta, 6, Luciano Bivar disse que o critério que deverá prevalecer ainda não foi oficialmente estabelecido.

Confira a integra da nota divulgada pelos partidos

Brasília, 06 de Abril de 2022

União BrasilMDBPSDB e Cidadania, reunidos hoje em Brasília, reafirmam tratativas para apresentar um candidato(a) à Presidência da República como a alternativa no campo democrático.

No próximo dia 14/04, quinta-feira, o União Brasil confirmará o nome do Partido para apreciação desse conjunto de forças políticas.

O candidato(a) de consenso será anunciado(a) no dia 18/05, quarta-feira em Brasília.

Conclamamos outras forças políticas democráticas para que possam se incorporar a esse projeto em defesa do Brasil e de todos os brasileiros.

Luciano Bivar – União Brasil

Baleia Rossi – MDB

Bruno Araújo – PSDB

Roberto Freire – Cidadania