Rede confirma apoio ao ex-presidente Lula (PT)

Segundo informado, o apoio é ancorado na maioria dos filiados e dirigentes da legenda.




Eleições

Em evento realizado nesta quinta-feira, 28, em Brasília, o diretório nacional da Rede Sustentabilidade anunciou de modo oficial o apoio à campanha presidencial do ex-presidente Lula (PT).  Durante o evento, algumas lideranças do partido informaram que a oficialização do apoio representa a posição da maioria dos dirigentes e filiados da legenda. 

No encontro, no entanto, o partido esclareceu que os filiados que discordarem da posição oficial da sigla poderão endossar outras candidaturas. Esse contexto alcança nomes importantes do partido, entre eles a porta-voz Heloísa Helena, que já declarou que irá trabalhar pela campanha do pedetista Ciro Gomes (PDT). Marina Silva, uma das fundadoras da Rede, também não é integralmente favorável ao petista, especula-se a possibilidade de que a ex-senadora também possa rumar ao palanque do postulante do PDT. 

O anúncio de apoio contou com a participação de um dos porta-vozes nacionais da Rede Sustentabilidade, Wesley Diógenes, além do senador Randolfe Rodrigues, que deverá ocupar um dos principais postos de comando da campanha petista. Entre os representantes do Partido dos Trabalhadores estava a presidente da agremiação, Gleisi Hoffmann, e os ex-ministros Aloizio Mercadante e Luiz Dalci, e também o próprio Lula, que recebeu da direção da Rede uma série de documentos com propostas para um eventual novo governo. 

Federação com o PSOL 

Em março, o PSOL aprovou a formação de uma federação partidária com a Rede Sustentabilidade. E no próximo sábado, 30, o partido de Guilherme Boulos (PSOL) irá decidir quanto ao apoio ao ex-presidente, que já é tratado como certo pela maioria dos membros do partido. 

Atualmente o PSOL conta com um pré-candidato à presidência, o deputado federal carioca Glauber Braga. Glauber é frontalmente contra a aprovação do apoio direto à campanha do ex-presidente, o psolista trata a adesão direta como irracional.