Sarto (PDT) cresce 7% em Fortaleza e está numericamente em segundo lugar

Capitão Wagner persiste líder com 31% das intenções de voto, Sarto (PDT) agora aparece em segundo com 22% e Luizianne Lins (PT) soma 19%




Eleições

Segundo pesquisa DataFolha divulgada na noite de ontem, 28, a disputa pela prefeitura da capital cearense segue relativamente indefinida. Apesar de Capitão Wagner seguir liderando com 31%, o candidato dos Pros observou uma oscilação negativa em seu resultado, na primeira pesquisa DataFolha  ele tinha 33%.

Porém, as maiores mudanças aconteceram no acirramento pelo segundo lugar, que vinha sendo ocupado por Luizianne Lins (PT) desde o início da campanha. Segundo os dados da nova pesquisa, Luizianne recuou 5% em suas intenções de voto, em 17 de outubro ela tinha 24%, agora aparece com 19%. Em contrapartida, seu adversário direto, José Sarto (PDT), conseguiu crescer 7% , saindo de 15% para atuais 22% de intenção de voto.

Importante pontuar que esta é a primeira vez que o candidato do PDT aparece a frente da postulante do PT. Os últimos dias vem sendo marcados pela subida de tom das campanhas, especialmente do pdtista. Sarto tem feito fortes ofensivas aos candidatos Capitão Wagner e Luizianne Lins. Lembra-se, ainda, que governador Camilo Santana teve embates públicos com Capitão Wagner, chamando-o abertamente de mentiroso.

A pesquisa encomendada pelo Sistema Verdes Mares tem margem de erro de 3% para mais ou para menos, deste modo, a vantagem de Sarto (PDT) ainda é simbolicamente numérica, pois pela margem ele e Luizianne estão tecnicamente empatados.

A pesquisa também observou a rejeição dos candidatos, Luaizianne Lins consolidou aumento de sua rejeição, atingindo o patamar de 42%, crescimento de 6%. Já o postulante do Pros, Capitão Wagner, também viu sua rejeição aumentar, saiu de 27% para 34%. Por sua vez, José Sarto teve uma pequena variação positiva, a rejeição ao pdtista saiu de 21% para 20%.

O atual quadro fortalezense demonstra uma certa impossibilidade de cravar resultados, especialmente quanto a quem vai ao segundo turno com o candidato do Pros. Porém, com Sarto de volta a campanha de rua e com o apoio cada vez mais explícito de Camilo Santana, o deputado estadual se mostra aparentemente mais viável. O largo apoio de figuras importantes do contexto político cearense também pesa seu favor e, ao que tudo indica, se Luizianne não agir rápido, a diferença entre ela e Sarto tende a se acentuar.

Veja os dados completos de intenção de voto

Capitão Wagner (Pros): 31%

Sarto (PDT): 22%

Luizianne Lins (PT): 19%

Heitor Férrer (Solidariedade): 5%

Renato Roseno (Psol): 4%

Célio Studart (PV): 3%

Heitor Freire (PSL): 2%

José Loureto (PCO): 1%

Anízio (PCdoB): foi citado, mas não chegou a 1%

Paula Colares (UP): não foi citada

Samuel Braga (Patriota): não foi citado

Em branco/nulo/nenhum: 9%

Não sabe: 3%

Nível de rejeição dos candidatos

Luizianne Lins (PT): 42% 

Capitão Wagner (Pros): 34%

Sarto (PDT): 20%

José Loureto (PCO): 17%

Heitor Freire (PSL): 17%

Anízio (PCdoB): 16%

Paula Colares (UP): 16%

Renato Roseno (Psol): 16%

Heitor Férrer (Solidariedade): 15%

Samuel Braga (Patriota): 15%

Célio Studart (PV): 14%

Votaria em qualquer um/não rejeita nenhum: 1%

Rejeita todos/não votaria em nenhum: 3%

Não sabe: 4%

O levantamento ouviu 8868 eleitores entre os dias 26 e 27 de outubro, e foi devidamente registrada juto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O nível de confiança, segundo o instituto que realizou o levantamento, é de 95%.