Sarto (PDT) e Luizianne (PT) disputam segundo lugar em Fortaleza

Primeiro levantamento após o início das campanhas indica Capitão Wagner (Pros) na liderança com 35%. Luizianne tem 14,9% e Sarto 10,1%




Eleições

A relação entre PDT e PT sofreu um duro golpe quando a petista Luizianne Lins não abriu mão de lançar sua candidatura para prefeitura da capital cearense. A cidade é interpretada como um importante reduto eleitoral para o presidencial Ciro Gomes (PDT). Depois longas articulações a sigla de Gomes lançou o nome de Sarto, deputado estadual por vários mandatos e à época da escolha presidente da Assembleia Legislativa Estadual.

Agora, passados os primeiros dias de campanha, foram divulgados os dados da primeira pesquisa eleitoral. Segundo o instituto Paraná Pesquisas, o candidato Capitão Wagner (Pros), que se identifica como bolsonarista, vem liderando com ampla vantagem, conta com 35% das intenções de voto. Por sua vez, a disputa pela segunda colocação encontra-se um pouco mais acirrada, Luizianne Lins (PT) aparece com 14,9%, enquanto Sarto surge com 10,1%. A margem de erro do levantamento é de 3,5%, nesta situação Sarto e Luizianne estão tecnicamente empatados.

Os demais candidatos aparecem levemente deslocados dos primeiros colocados, Heitor Férrer (SD) conta com 7,3%, Renato Roseno soma 4,7%. Célio Studart (PV) é lembrado por 4,5% dos eleitores e Heitor Freire (PSL) por 2,2%. Os outros nomes que estão buscando o posto de prefeito da capital cearense não obtiveram menções que atingiam 1%. Ainda de acordo com a pesquisa, 13,9% dos eleitores disseram que não irão votar em nenhum dos candidatos, já 5,7% ainda não sabem em quem votar.

O Paraná Pesquisas avaliou, também, a aprovação do atual prefeito da cidade, Roberto Cláudio (PDT), que está em seu segundo mandato. 45,2% disseram que consideram a gestão ótima ou boa, 33,5% entendem como regular e 19,3% como ruim ou péssima. A aprovação de Roberto Cláudio encontra-se em patamar razoável, se constituindo como um fator importante para a corrida eleitoral, podendo ser muito útil no processo de transferência de votos para Sarto, candidato do PDT, que conta com irrestrito apoio do prefeito atual.  

O Paraná Pesquisas realizou o levantamento por meio de entrevistas telefônicas com 740 eleitores de Fortaleza, entre os dias 09 e 11 de outubro. O grau de confiança dos resultados é de 95%.