Segundo pesquisa IBOPE, Zé Ailton (PT) será reeleito em Crato

Zé Ailton (PT) lidera com 44% das intenções de voto. Dr. Aloísio (Pros) tem 18%, Arthur de Zé Adega (PSL) aparece com 17%. Já Prof. Zuleide Queiroz surge com 11%




Eleições

A Editora Verdes Mares conseguiu derrubar a liminar que havia sido concedida a coligação PSL/PTC de Crato, que impedia a divulgação de levantamento de intenção de voto para referida cidade. A alegação da chapa encabeçada por Arthur de Zé Adega dizia respeito a problemas metodológicos, problemas esses não referendados por decisão final da Justiça Eleitoral que garantiu a publicização dos dados.

De acordo com o levantamento o atual prefeito da cidade será reeleito com ampla vantagem, ele aparece com 44% das intenções de voto. Este quadro coloca Zé Ailton Brasil com larga vantagem sobre o segundo colocado, Dr. Aloísio (Pros), que soma 18% das menções, já Arthur de Zé Adega (PSL) surge com 17%. Deste modo, Arthur e Dr. Aloísio estão tecnicamente empatados na segunda colocação. Já Professora Zuleide Queiroz (Psol) foi identificada como opção de voto por 11% dos entrevistados.

Indica-se que a margem de erro do levantamento é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. Portanto, Professora Zuleide Queiroz também está tecnicamente empatada com o candidato do Pros e do PSL.

Brancos e nulos foram 7%, outros 4% não souberam ou não quiseram responder.

A pesquisa também verificou o índice de rejeição dos candidatos, os dados são apresentados a seguir:

Arthur de Zé Adega (PSL) – 40% de rejeição;

Zé Ailton Brasil (PT) – 35% de rejeição;

Professora Zuleide Queiroz (Psol) – 24% de rejeição;

Dr. Aloísio (Pros) – 20 % de rejeição ;

Não rejeita nenhum dos candidatos – 2% ;

Não soube ou não quis responder – 9%.

O atual contexto político cratense encaminha para reeleição com certo ar de tranquilidade, os números expressos pelo IBOPE indicam que será necessário grande empenho e dedicação para demover Zé Ailton (PT) do segundo mandato. Caso a eleição se concretize ela deve ser fortemente creditada aos apoios que o petista recebeu, isso vem sendo determinante na consolidação de sua liderança.

Os demais candidatos encontram-se tecnicamente em empate, porém, deve-se destacar o potencial que Dr. Aloísio demonstra, mesmo desconhecido da maioria surgiu como uma segunda força importante no contexto local. Destaque também para Professora Zuleide, que mesmo sem grande estrutura e/ou apoios deixa uma marca necessária para a disputa, é um nome que merece atenção e que deve ser observado para este pleito e para os próximos. Arthur de Zé Adega aparentemente herdou parte significativa do capital político do pai, todavia, ele ainda está pouco afeito aos ambientes políticos, padece de um discurso vago e de um conflituoso alinhamento com forças políticas de situação, provavelmente não irá muito além dos 17%.

A pesquisa ouviu 602 eleitores entre os dias 5 e 6 de novembro. O levantamento foi devidamente registrado junto a Justiça Eleitoral, e tem nível de confiança de 95%.