TSE adia eleição em Macapá, capital do Amapá

A decisão atendeu solicitação enviada pelo Tribunal Regional Eleitoral do estado. O Amapá sofre com um apagão elétrico desde 03 de novembro




Eleições

Em decisão publicada ontem, 11, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, José Roberto Barroso, atendeu a um pedido de adiamento das eleições no município de Macapá, capital do estado do Amapá

A solicitação de adiamento levou em consideração a atual crise de abastecimento elétrico que o estado vive. O Amapá sofreu um forte apagão no último dia 03 de novembro, desde então o serviço não foi integralmente reestabelecido. O pedido o TRE do Amapá considera inviável garantir a segurança dos eleitores diante do quadro que a capital enfrenta, especialmente pela densidade populacional.

No último dia 09 de novembro o presidente do TRE Amapá havia assegurado a possibilidade de realização do pleito 2020 no próximo dia 15. Porém, como a normalidade elétrica não foi reestabelecida, o fato tonou-se inviável. A decisão do TSE abrange os dois turnos, ou seja, ambos estão suspensos. Barroso estabelece, no entanto, o prazo de 27 de dezembro para o processo eleitoral seja realizado.

A posição do TSE limita-se a capital Macapá, nas demais cidades o TRE-AP disse ser possível o desenvolvimento do pleito no atual cronograma. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, nas outras cidades o atual efetivo de segurança conseguirá garantir a ordem do procedimento eletivo.