Vitória certa: 106 cidades tem apenas um candidato a prefeito

O ano de 2020 representa um aumento no número de cidades com candidato único, em 2016 foram 97 municípios, ante 106 de agora.




Eleições

Algumas cidades espalhadas pelo país já sabem exatamente quem será o prefeito pelos próximos quatro anos, isso ocorre mais precisamente em 106 municípios do país. A maioria deles está situada no Rio Grande Sul, dos 497 municípios, 33 contam com candidatura única. E, de acordo com a lei eleitoral, nestas situações basta um único voto para que o candidato seja considerado eleito.

Essa exótica situação também ocorre em outros estados, em Minas Gerais são 17 cidades neste quadro, já no Paraná são 14. Os demais logradouros da federação dispõem de menos cidades com candidato único, mas esta circunstância está marcada em todas as regiões do país.

No Ceará, o município de Jaguaretama registra somente uma candidatura ao posto de prefeito da cidade, trata-se do atual prefeito Glairton Cunha (PP), que tenta reeleição. Os integrantes da oposição, inicialmente, planejavam lançar o nome de Carlos Roberto para o cargo, Carlos é irmão do ex-prefeito Francijaime Pinheiro (PDT). Entretanto, sem proferir maiores explicações, o grupo retirou a candidatura e passou a indicar o voto nulo ou branco.  Mesmo com ações da oposição, é praticamente impensado que algum resultado surpreendente ocorra, pois para lei eleitoral os votos brancos e nulos não contam como válidos. Logo, como já expresso, o atual prefeito precisa apenas do seu voto para se sagrar vencedor.

As justificativas para que essa ausência de interesse pelo posto do executivo municipal ocorra ainda é uma incógnita para a maioria, variam desde desarticulação política até situações que se aproximam de um coronelismo moderno.